A torre de Nossa Senhora

da Piedade de Iguassú está

a desabar!!!

[amantes_baixadafluminense]



De: sheilahistoria@yahoo.com.br



responder: amantes_baixadafluminense@yahoogrupos.com.br


data: 16 de abril de 2010 01:20


Assunto: [amantes_baixadafluminense] A torre de Nossa Senhora da Piedade de Iguassú está a desabar!!!

Olá amigos,



Segundo nosso amigo José Carlos, também professor de História, informá-los que logo perderemos o que sobrou de um dos mais belos e importantes ícones da história da Baixada: "a torre de Nossa Senhora da Piedade de Iguassú está condenada pelo posseiro que instalou a cerca ao lado dela. Semana retrasada havia uma corda em volta da torre segurando um cavalo. A corda era de nylon novo e estava apertada na torre. Isso pode causar mais desgaste a essa maravilha." (José Carlos Damásio)



Gostaríamos de fazer alguma coisa para manter esse patrimônio ainda de pé mas não temos e nem sabemos o que fazer, nem a quem recorrer. Se tiver alguma idéia, por favor entre em contato para que juntos possamos fazer alguma coisa.



Obrigada, Um forte abraço.



Sheila Gomes, professora de História, membro do IHGNI - Instituto Histórico e Geográfico de Nova Iguaçu. 
 
amigosdopatrimonio@gmail.com



para: amantes_baixadafluminense@yahoogrupos.com.br
 
data17 de abril de 2010 01:54



Assunto: [amantes_baixadafluminense] A torre de Nossa Senhora da Piedade de Iguassú está a desabar!!!
 
São João de Meriti, 16/4/2010



Igreja de N. S. da Piedade de Iguassu - acervo Arquivo da Cúria de Nova Iguaçu

Assunto: Torre sineira da Igreja de Nossa Senhora da Piedade de Iguassu, Nova Iguaçu-RJ



www.ipahb.com.br


Prezada professora Sheila Gomes.





Nós, do grupo de pesquisa AMIGOS DO PATRIMÔNIO CULTURAL, do qual fazem parte os pesquisadores e professores ANTÔNIO LACERDA, NELSON ARANHA, EDSON RIBEIRO, GILSON RIBEIRO, VICTOR ROMERO, ESTÊVÃO, NEY ALBERTO, GUILHERME PERES, JORGE FURMAN, MAURÍCIO THOMAZ, LUIZ BIATO PORTUGAL, ALOYSIO BREVES, EDGAR CARVALHO, VINÍCIUS MAIA, VALÉRIA GUIMARÃES, DOMITILA MADUREIRA, MILTON CABRAL, PAULO CLARINDO, entre outros, nos sensibilizamos com a ameaça que páira sobre a torre sineira localizada no "Sítio Histórico e Arqueológico da Extinta Vila de Iguassu", atualmente denominado "Iguaçu Velha", berço do município iguaçuano e de outros municípios da Baixada Fluminense, único vestígio sobrevivente da outrora, bela e importante "Igreja de Nossa Senhora da Piedade de Iguassu", muito bem retratada pelos ilustres professores e amigos Antônio Lacerda, Ney Alberto e Guilherme Peres.
Há bem pouco tempo estivemos em Iguaçu Velha durante uma visita (Lacerda, Edson, Gilson, Víctor, Edna e Clarindo) e, lamentavelmente constatamos o estado precário em que se encontravam a torre sineira e as ruínas do antigo cemitério, cujo pórtico de entrada está sob ameaça de tombar, no sentido literal da palavra. Outra coisa que muito nos preocupa são as invasões àquele sítio histórico, colocando-o em perigo iminente. Estamos desde aquela visita conversando sobre quais ações promover para tentar salvar da possível destruição o que ainda resta do referido sítio histórico. Neste momento, tomei a liberdade de comunicar o Ministério Público do Estado do RJ (www.mp.rj.gov.br - registro nº 95763) dos fatos ora apresentados.



Ruínas da Antiga Vila de Iguaçu-www.cemobafluminense.com.br



Coloco-me à disposição para conversarmos a respeito e apresentá-la ao nosso grupo de pesquisa. O professor Ney Alberto, além de ser um membro de honra do nosso grupo, é também um amigo inesquecível e nosso consultor.






Por favor, se puder, entre em contato comigo por um dos telefones abaixo.



Cordiais saudações,




C L A R I N D O



(21) 2261-0012 / 2656-9810 / 9765-6038



AMIGOS DO PATRIMÔNIO CULTURAL



amigosdopatrimonio@gmail.com



www.amigosdopatrimoniocultural.blogspot.com



Nenhum comentário: