VILA DE IGUASSU - UM NOVO OLHAR


Edson Ribeiro durante visita técnica ao Sítio Histórico da Extinta Vila de Iguassu-julho, 2010-Foto: CLARINDO


CARÍSSIMOS,


O GRUPO "AMIGOS DO PATRIMÔNIO" REALIZOU ALGUMAS EXPEDIÇÕES DE CAMPO E PESQUISAS EM LIVROS E FONTES PRIMÁRIAS E TEM DESCOBERTO MUITAS COISAS INTERESSANTES SOBRE A HISTÓRIA DA VILA. SÃO NOVAS CONCEPÇÕES QUE FAZEM REFLETIR SOBRE O QUE SABEMOS ATÉ HOJE. NOVAS RUÍNAS IDENTIFICADAS E UM NOVO OLHAR SOBRE ASPECTOS QUE ATÉ ENTÃO NÃO TEMOS VISTO.

Ruínas do Cemitério de Iguaçu Velha-Jul.2010-Foto CLARINDO



QUEREMOS PARTILHAR PARA ESTIMULAR O DEBATE. ASSIM, ESTAMOS PROMOVENDO UMA EXCURSÃO À VILA, INDO A LOCAIS ATÉ AGORA NÃO VISITADOS PARA CONHECERMOS OUTRAS RUÍNAS E OUTROS OLHARES. A EXCURSÃO SERÁ CONCENTRADA NA REGIÃO, FOCADA ENTRE VILA DE CAVA E TINGUÁ. CONHECEREMOS ENTRE OUTRAS COISAS, A FAZENDA DA OLARIA, O ENGENHO DO CAMARISTA, DIVERSOS PORTOS, POÇOS, UMA SUPOSTA CASA DA CÂMARA, UMA PRAÇA, O RANCHO DO BENFICA (TÃO FALADO POR S.HILAIRE), ETC. A SEQUENCIA DAS PARADAS SERÁ DETERMINADA POR UMA LINHA CONCEITUAL HISTÓRICA QUE PROPOMOS. É UMA BOA PEDIDA PARA ALUNOS DE CURSOS DE HISTÓRIA E PARA OS DEMAIS INTERESSADOS.

Torre sineira da Igreja de N. S. da Piedade do Iguassu-Acervo CLARINDO



A PROPOSTA É FAZER A EXCURSÃO EM OUTUBRO. OBVIAMENTE A EXCURSÃO TERÁ UM CUSTO, IMAGINAMOS ENTRE 20 E 30 REAIS. INICIALMENTE QUEREMOS VER A RECEPTIVIDADE DO PÚBLICO PARA A PROPOSTA. SE VC ESTÁ INTERESSADO, DEIXE SEU RECADO. VENHA PARTICIPAR E NOS AJUDAR NESSE NOVO PENSAR.


ABRAÇOS,


EDSON
AMIGOS DO PATRIMONIO CULTURAL


Vila de Iguaçu-Mapa (1837)

6 comentários:

esteblogminharua disse...

Olá amigos. Parabéns pela iniciativa da excursão. Tenho certeza que será um sucesso. Infelizmente não posso participar, mas gostaria de rever alguns desses locais que visitei algumas vezes com meu pai, Ney Alberto e companheiros do IHGNI. Ah! Quando estiverem lá, não esqueçam de mostrar o "Corgo do Lava-Pés" (se é que ainda existe). Se não conhecem a história desse pequeno córrego sugiro visitar meu amigo, prof. Ney Alberto.
Estarei em NI entre 18 e 20 de setembro próximo, e espero poder visitar S. Bernardino e o túmulo de meu pai, no cemitério dos escravos (temos um jazigo perpétuo lá), logo á direita da entrada. Quem sabe não nos encontramos por lá.
Forte abraço, Franz

AMIGOS DO PATRIMÔNIO CULTURAL disse...

Amigo Franz.
Agradecemos pelos seus sinceros elogios à nossa iniciativa. É claro que sua presença na nossa excursão cultural aos sítios históricos de Nova Iguaçu em muito engrandeceria nosso evento.
Vou recomendar a inclusão do "Córrego do Lava-Pés" (vou confirmar com o Édson se ele ainda existe!)no roteiro. Por favor, quando chegar a Nova Iguaçu comunique-nos para marcarmos um bate-papo e nos conhecermos pessoalmente. Seria um orgulho conhecer de perto o filho do ilustre e saudoso professor Waldick Pereira.
Abraços,
CLARINDO
amigosdopatrimonio@gmail.com
(21) 2656-9810 ou 2261-0012 ou 3880-4257 ou 9765-6038

IHJa disse...

Como é bom ver que existem muitas pessoas interessadas no passado do nosso Estado. Também trabalhamos com patrimônio, mas na Baixada de Jacarepaguá e as duas baixadas, a Fluminense e a de Jacarepaguá tem bastante história em comum. Muito bacana o trabalho de vocês!

AMIGOS DO PATRIMÔNIO CULTURAL disse...

Obrigado pelos elogios ao nosso trabalho. Isso só nos estimula cada vez mais. Apesar de ser uma luta incansável, trabalhar em prol da História regional e do Patrimônio Cultural e Arqueológico é muito gratificante. Procuramos fazer a nossa parte.
A propósito, informe-nos o seu endereço eletrônico para que possamos enviar-lhe notícias, novidades e informações gerais (se quiser!).

Abraços,

Paulo CLARINDO
AMIGOS DO PATRIMÔNIO CULTURAL
amigosdopatrimonio@gmail.com

Roberto disse...

Paulo Clarindo, Edson e os demais

Parabéns pelo trabalho de vocês. Me interessa participar dessa excursão de vocês à Vila de Cava e Tinguá, que tenho explorado sozinho. Se for mesmo acontecer, peço que me avisem no email manichaeus(arroba)speedpost(ponto)com. Moro próximo a Xerém. Abraços!

Roberto

AMIGOS DO PATRIMÔNIO CULTURAL disse...

Ok, Roberto! Nos próximos dias avisaremos a todos os interessados no passeio histórico e culural na região do Iguassu.
Por favor, informe-nos também o seus telefones para contato.

Abraços,

CLARINDO
AMIGOS DO PATRIMÔNIO CULTURAL
amigosdopatrimonio@gmail.com
(21) 2261-0012 ou 3880-4257 ou 9765-6038