CHAFARIZ DAS SARACURAS - Ipanema, Rio
Chafariz das Saracuras, de Mestre Valentim, na Praça General Osório, volta a ter ornamentos
Publicada em 13/06/2008 às 19h28m - O Globo Online
RIO - A secretaria municipal de Meio Ambiente concluiu a restauração e reinaugurou nesta sexta-feira o Chafariz das Saracuras, de autoria de Mestre Valentim, na Praça General Osório, em Ipanema. A obra, no valor de R$ 180 mil, devolveu ao monumento suas dimensões originais e seus ornamentos em bronze - tartarugas e saracuras - roubados em 2006.
Durante a inauguração, moradores e alunos da E. M. Marília de Dirceu participaram de oficinas educativas de incentivo à preservação ambiental e respeito ao patrimônio público e cultural. Técnicos da secretaria destacaram a importância de resgatar a memória da cidade através da conservação de monumentos como o Chafariz das Saracuras, obra do século XVIII que chega ao século XXI conforme criado por Valentim em 1795, uma verdadeira testemunha das transformações urbanas ocorridas no Rio de Janeiro.
Descobertas levaram à ampliação do projeto
Durante as obras, foram descobertas partes abaixo do nível do solo, cerca de 60 cm escondidos pelas sucessivas elevações da área urbana e, a existência de grandes blocos de pedra ainda intactos. Isso fez com que o projeto tivesse que ser ampliado para a restauração integral do monumento. A idéia inicial era apenas recuperar a bacia em cantaria e reparar os equipamentos elétricos e hidráulicos.
A nova proposta inclui a confecção de réplicas das peças roubadas anteriormente e a criação de peixes no local. O símbolo da coroa portuguesa em mármore de Lioz e as tartarugas e saracuras em cobre voltam a verter água e o deque sobre o espelho d'água foi removido para proteger as peças. O Chafariz das Saracuras poderá ser apreciado nos horários das 8h às 10h, das 12h às 14h e das 18h às 20h. A aeração da água é vista também como uma forma de impedir a formação de focos de mosquitos.
A história do chafariz
O Chafariz das Saracuras é uma obra do Mestre Valentim, feita em 1795, época do Brasil Colônia. Ela foi transferida em 1917, do Convento da Ajuda, no Centro, para a Praça General Osório, em Ipanema. A peça, utilizada pelas freiras para lavagem de roupas, louças e abastecimento do convento, foi tombada pelo IPHAN em 1938. Originalmente tinha a bacia de cantaria ornamentada por quatro tartarugas e quatro saracuras de bronze.
Em 1998, as tartarugas foram roubadas, o que levou a prefeitura a recompor o monumento com réplicas confeccionadas a partir de fotos das originais. Em 2006, em novo ataque, uma tartaruga e uma saracura foram roubadas. O restante dos ornamentos foram encontrados dentro de um saco, num canto escondido do jardim e foram encaminhados à guarda da Fundação Parques e Jardins.
* Matéria publicada no site www.oglobo.globo.com/rio/mat/2008/06/13/chafariz_das_saracuras_de_mestre_valentim_na_praca_general_osorio_volta_ter_ornamentos-546789828.asp
Nenhum comentário:
Postar um comentário